O GEFICAT

Ficha Catalográfica?

Ficha catalográfica é um bloco de texto que contém as informações bibliográficas necessárias para identificar e encontrar um livro no acervo de uma biblioteca.

O Problema

O sistema surgiu a partir da necessidade dos bibliotecários do IF Sertão-PE, que demandavam de um grande esforço para criar as fichas catalográficas manualmente de todos os trabalhos de conclusão de curso.

A Solução

Desenvolver um sistema partindo do pressuposta de automatizar todo o processo para geração de fichas catalográficas de forma operacional e facilitada, que permita que o proprio aluno possa gerar sua ficha.

O Processo

  • PROBLEMA
  • SOLUÇÃO
  • DESENVOLVIMENTO
  • VALIDAÇÃO
  • ENTREGA

Historia

Primeiro precisamos entender o contexto, no Brasil, as fichas catalográficas são obrigatórias em todas as publicações monográficas, conforme estabelecido pela Lei Federal 10.753/03, também conhecida como a Lei do Livro (eDOC, 2018). No IF Sertão-PE as fichas eram feitas manualmente e requeriam um esforço e tempo demasiado, que não era necessáriamente a única forma de ser realizar, como prova, diversas universidades pelos país possuem sistemas com o objetivo de melhorar esse processo.

Em maio de 2018, Rejane Chaves Batista (Coordenadora Sistêmica das Bibliotecas e bibliotecária do Campus Petrolina) e Rosângela Silva de Carvalho (bibliotecária do Campus Petrolina Zona Rural) apresentaram o problema e os requisitos aos alunos da disciplina Projeto de Desenvolvimento de Software ministrado pela professora Jussara Adolfo Moreira (Coordenadora do Projeto FSSPE, Fábrica de Software do IF Sertão Campus Petrolina) do curso de Licenciatura em Computação. Nesse encontro Fernando Pereira Coelho e Jaiany da Silva Gomes Fonseca propuseram desenvolver uma solução que atenden-se a necessidade delas, nesse dia nasce a ideia do GEFICAT, um sistema de geração de fichas catalográficas.

Utilizando os principios da metodologia ágil Scrum, o desenvolvimento foi dividido em ciclos, onde ao final de cada um, era feita uma reunião com Rejane para verificar e validar o que foi desenvolvido naquele ciclo. Foram utilizados diversas ferramentas e tecnologias como: Apache, Sistema Gerenciador de Banco de Dados: MySQL, Bootstrap, AdminLTE, DOMPDF, Laravel, Redmine, Git. Enquanto em programação especificamente para Back-end: PHP e SQL e o Front-end foi contruído com: Javascript, HTML5 e CSS.